“Seca-Pipas” – Veteranos de Valado dos Frades 3 Vs. A.V.G.C.A. 3

“Seca-Pipas” – Veteranos de Valado dos Frades 3 Vs. A.V.G.C.A. 3

6 Abril, 2013

E lá fomos nós até Valado dos Frades “estrear” o novíssimo sintético da Biblioteca de Instrução e Recreio. Uma bela obra, sem dúvida, graças ao esforço e dedicação de uma população sempre muito unida. É um campo que valoriza toda uma região e que permitirá aos jovens (e não só, mas sobretudo a estes) uma mais rápida evolução na aprendizagem e prática do futebol. Parabéns ao Geraldo Viola e parabéns a Valado dos Frades.

Tarde aprazível para a prática de futebol. Ainda não havia um minuto de jogo já ganhávamos num cruzamento que deixou o Sérgio Ventura em frente ao guarda-redes e na mancha deste a rematar por baixo do corpo… Na jogada seguinte, um mau atraso para o Nuno Sousa deixou o avançado adversário isolado, que já dentro da área rematou forte, com a bola a roçar o ombro direito do guarda-redes. Mais uns minutos, um livre perto da grande área, cruzamento para dentro da mesma, a bola fica prensada entre a cabeça dos jogadores caindo junto aos pés do avançado do “Seca-Pipas” que, sobre a linha de pequena área e só com o Nuno Sousa pela frente, só teve que bicar.

Momento seguinte, uma jogada de insistência de Sérgio Ventura no interior da área e junto à linha a atrasar para o David Mariano, que remata sobre o guarda-redes e marca o 2-2. Mais uns minutos e na marcação de um livre por parte do guarda-redes do “Seca-Pipas” dentro da sua área, este chuta a bola com bastante força, o nosso defesa só lhe roça com a cabeça e o avançado novamente isolado em frente ao Nuno Sousa que lhe saia ao caminho a fazer-lhe um belo chapéu: 3-2 para o “Seca-Pipas”, ainda o nosso guarda-redes não tinha feito uma defesa e havia uns 15 minutos de jogo!

De assinalar um extraordinário remate em jeito do Paulo Ganau, a que o Nuno Sousa respondeu com uma excelente defesa. Seria um belo golo… Da nossa parte, o David Mariano, sempre no seu jeito extremamente veloz, ia fazendo das suas, obrigando o “Seca-Pipas” a trocar os laterais. Numa dessas suas arrancadas, entra na área, remata forte e faz o empate, mostrando estar numa forma física magnífica: quatro golos em dois jogos!

A segunda parte foi muito diferente, pois a equipa não conseguia criar jogadas de ataque, pelo que a bola raramente saía do nosso meio campo. Os ataques do “Seca-Pipas” sucediam-se como as vagas do mar. Tivemos sorte, pois o Nuno Sousa não “meteu água”, safou duas ou três boas e ainda lhe deu para “limpar” o jogo aéreo dentro da grande área, assim meio ao jeito destemido do grande Rui Patrício, mas com menos dez centímetros e mais uns 25 quilos! No segundo tempo esteve melhor a defesa, muito mais concentrada e mais adaptada ao relvado novinho, mas o ataque quase não existiu, pois a bola raramente lá chegava. O “Seca-Pipas” meteu gente mais jovem e rápida sobre a bola, que ganhou a maioria das segundas bolas.

A terceira parte foi um convívio daqueles que ainda não acabaram e já dão saudades! Existem entre os elementos que compõe ambas as equipas grandes laços de amizade e até familiares, pois alguns dos elementos do “Seca-Pipas” jogaram no Ginásio Clube de Alcobaça e outros foram colegas noutras equipas. Fomos extremamente bem recebidos, como já havia acontecido no ano anterior. A camaradagem é do melhor e, se calhar, melhor era impossível.

Marcadores: Sérgio Ventura e David Mariano (2)