Os heróis que guiaram o Ginásio à 1.ª Divisão nacional na temporada 1981/82 voltaram a casa, no passado sábado, para receberem uma justa homenagem. Os antigos craques não conheciam o (mau) relvado do Municipal, mas eram profundos conhecedores dos outros recantos do Estádio onde fizeram os adeptos sonhar. O dia foi repleto de emoção e também aqueles que já partiram viram a sua memória respeitada pelos familiares que integraram a equipa que defrontou a Associação de Veteranos do Ginásio Clube de Alcobaça (AVGCA), entidade que promoveu o encontro.
Enderson abriu o ativo para os veteranos e, ao tentar fazer uma defesa, o guardião Domingos… lesionou-se. Rapidamente, a antiga equipa do Ginásio empatou por Pimentel e, mesmo depois de Ventura e Mariano terem colocado o resultado em 3-1, os heróis ginasistas não desis tiram. A arte e a velocidade de Dedeu reaproximou as equipas e Ventura, entretanto “contratado” à equipa de veteranos, fez o 3-3 final. Um resultado que se ajusta na perfeição ao desenrolar dos acontecimentos…
Antes do encontro, a histórica equipa de 1981/82 foi recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde cada um dos membros do plantel recebeu das mãos do líder do presidente Paulo Inácio uma Medalha da Cidade e o convite a assinar o Livro de Honra do Município.Seguiu-se a curta viagem até ao Museu do Vinho, onde se procedeu à entrega dos brindes de Homenagem pela mão do presidente da AVGCA, Rui Alexandre, e aos discursos do presidente da Câmara, da presidente da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca, e do capitão da mítica equipa do Ginásio, António Manuel.
O evento prosseguiu com uma tertúlia com o médico da Seleção Nuno Campos e um jantar buffet que reuniu muitas dezenas de pessoas, num dia de grande fervor clubístico. É caso para dizer: foi bonita a homenagem, pá!
Joaquim Paulo, Região de Cister (5 de dezembro de 2013)
Marcadores: Enderson Domingos, Sérgio Ventura e David Mariano