A.V.G.C.A. 0 Vs. 3 Veteranos do S.C. Caldas

A.V.G.C.A. 0 Vs. 3 Veteranos do S.C. Caldas

11 Outubro, 2014

Jogo em casa emprestada, devido às obras de colocação do novo sintético no Estádio Municipal de Alcobaça (finalmente previsto para esta época como o campo natural para a receção aos nossos visitantes), a A.V.G.C.A. viajou até Pataias para acolher os Veteranos do S.C. Caldas, reeditando um confronto com uma equipa que já encontrara em anos recentes e onde se destacava igualmente a presença de um histórico “ginasista” conhecido por ter feito carreira longa entre os grandes do futebol português: Gila (nome que se celebrizou em clubes como o Beira-Mar ou o Campomaiorense, entre outros).

Não se previa uma partida fácil e foi o que se aconteceu dentro de campo, apesar de uma entrada muito boa dos Veteranos do Ginásio que durante a primeira parte souberam sempre contrariar com muito rigor e disciplina, graças a marcações apertadas e a uma boa colocação dos seus elementos, a melhor troca de bola e dinâmica dos adversários, chegando mesmo a ter um punhado de boas oportunidades que poderiam ter resultado facilmente em golo não fosse o desacerto da ala mais avançada – e como quem não marca, sofre, bastou uma desatenção na sobra de uma bola após a marcação de um canto para que os caldenses num rápido contra-ataque chegassem ao golo e à vantagem mínima ao intervalo.

A segunda metade não provou ser muito diferente da primeira, com os Veteranos do S.C. Caldas a manterem um esquema muito seguro contra o esforço ginasista e um bloco de defesa difícil de ultrapassar, nomeadamente através dos seus centrais, onde Gila ia fazendo pleno uso do seu porte físico e aéreo face aos lançamentos longos para o centro da defesa, ainda bem secundado pelos seus alas que poucas vezes permitiam investidas ou cruzamentos pelas linhas para a sua área.

Contudo, quando tal sucedia, os “azuis” esbarravam na sua própria ineficácia junto da baliza, ao contrário dos oponentes que mostraram por mais duas vezes como chegar ao golo com desmarcações rápidas e cruzamentos venenosos para os seus dianteiros. Mas não se pense que o resultado expressa justiça ou uma clara superioridade dos homens de Caldas; com melhor acerto e um pouco de mais sorte, a qual se pode dizer que nunca deixou de procurar, os Veteranos do Ginásio mereciam no mínimo ter chegado o apito final com um ou dois golos do seu lado ou até, quem sabe, assegurado um empate, o que não seria exagerado, naquele que foi talvez o seu jogo mais conseguido da atual época, apesar da derrota.